Parada do Orgulho GLBT



Acontece nesse domingo dia 15 de novembro em Uberaba, a Parada do Orgulho GLBT. A concentração acontecerá numa das principais avenidas da cidade, Leopoldino de Oliveira, a partir das 13 horas. Três trios vão animar o percurso que segue pela Avenida Santos Dumont até a rotatória da Praça de Esportes onde acontecerá o show de encerramento.

Em 2008 a parada reuniu mais de 45 mil pessoas segundo o organizador Maurício Moura. Um momento onde a luta pelos direitos iguais toma seu ápice. Importante ressaltar que homens e mulheres independentes de sua etnia, credo, classe social ou orientação sexual, têm o direito de expressar livremente suas opiniões, isso sem ferir ou prejudicar o espaço também igual do outro.

O fato é que muitos exageram nas suas manifestações, desfilando pelas avenidas com roupas que desagradam os olhares mais recatados, como palavras ofensivas ao vocabulário cotidiano. A caricatura, a arte, a extravagância e o bom sendo precisam ser bem definidos. Será mesmo necessário ultrapassarmos os limites do bom senso para exprimirmos nossa “revolta” contra a homofobia? Será mesmo que todos que possuem os pés fincados nas avenidas de fato sabem a extensão de tamanha luta?

Muitas famílias participam da passeata, levam seus filhos para que possa presenciar a diversidade sexual presente no séc. XXI Desfilar pelas ruas de mãos dados e um ato de aceitação por isso o respeito pelo outro deve atingir todas as suas dimensões. O respeito não se impõe, se conquista.

0 comentários: